quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como funciona a Oxidação dos Ácidos.



Como sabemos os ácidos graxos estão presentes em nosso dia a dia nos óleos cereais e nos vários alimentos.Mais você sabe como ele funciona???.

A oxidação final dos ácidos graxos é realizada nas mitocôndrias, iniciando-se pela sua hidrólise procedida na luz jejunal, pela atuação de diversas lipases, sendo o glicerol e os ácidos graxos daí resultantes absorvidos e transportados pela via linfática e sangüínea ligados à albumina sérica a diferentes células do organismo, chegando ao citosol, após atravessarem a membrana celular.
A membrana mitocondrial constitui uma barreira antes dos ácidos graxos atingirem a matriz mitocondrial, onde são oxidados, devendo os ácidos graxos passar por três reações enzimáticas para atravessarem a referida barrei ra, chegando então à forma de uma acil-coenzima A graxo intramitocondrial. A realização dessas três reações enzimáticas sucessivas é devida ao fato de que as funções desempenhadas pela acilcoenzima graxo intramitocondrial serem bastante diferentes daquelas da mesma natureza existentes no citosol das células, pois enquanto uma é aplicada na biossíntese dos ácidos graxos, outra é destinada basicamente à degradação oxidativa do piruvato, dos ácidos graxos e de alguns aminoácidos.
Através da atuação de diversas enzimas, a molécula de ácido graxo sofre sucessivas amputações, partindo da extremidade carboxílica de sua molécula, de cada vez perdendo dois átomos de carbono que são destinados à formação de ácido acético, sendo o último resíduo representado pela acetil-coenzima A que finalmente é degradada pela sua participação no ciclo do ácido cítrico. Esse esquema é observado estritamente no catabolismo dos ácidos graxos saturados, devendo ser salientado que a maioria das moléculas desses ácidos encontrada nos triacilgliceróis animais é insaturada, apresentando uma ou mais duplas ligações em suas moléculas. Torna-se, assim, necessária para a degradação desses ácidos graxos a atividade de uma isomerase e de uma epimerase que atuam de modo específico no processo de degradação da cadeia molecular do ácido graxo quando este esbarra numa dupla ligação, realizando-se o restante do processo de modo idêntico até a formação da acetil coenzima A, participante do ciclo do ácido cítrico.


 Referências.

.

Postado e pesquisado por Maria Das Dores de Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário