quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os lipídeos e suas funções






Os lipídeos e suas funções
Redação Ondiet
Os lipídeos são compostos químicos que causam arrepios em muitas pessoas. Afinal de contas, eles são as famosas gorduras que todo mundo quer evitar. Mas eles não são apenas aqueles depósitos que se acumulam no nosso organismo. Os lipídeos fazem parte da composição de alguns alimentos e têm seu papel em uma alimentação saudável e balanceada. No grupo dos lipídeos, estão incluídos os óleos, as gorduras e as ceras, por exemplo.  
  
Mesmo que todo mundo sonhe com um corpo com gordura zero, isto não seria saudável. O organismo precisa dela para algumas funções. A gordura em nosso corpo serve para fornecer energia. Assim, o organismo pode poupar as proteínas. A gordura ajuda a manter os órgãos em suas posições, protegendo-os de choques e lesões. Ela também mantém a temperatura corporal estável. E tem mais: ajudam no transporte e na absorção de vitaminas lipossolúveis, tornam o esvaziamento gástrico mais lento e produzem a sensação de estar satisfeito depois das refeições.  
  
Os lipídeos têm classificações. Os triacilglicerídeos, por exemplo, são responsáveis pelo maior armazenamento de energia do nosso organismo. O colesterol compõe as membranas celulares e é o principal componente do cérebro e das células nervosas. Ele também está presente na produção de alguns hormônios. Já os ácidos graxos têm subdivisões: 
  
  • Saturados;
  • Monoinsaturados;
  • Poli-insaturados;
  • Essenciais;
  • Trans (ou CIS).
  
Os lipídeos são importantes para que o organismo cumpra diferentes funções. Eles devem fazer parte da sua dieta. Mas nunca é demais alertar que você não deve exagerar só porque faz bem. Senão, em vez de ajudar, os lipídeos vão atrapalhar sua saúde.  
  

Referências.

.Os lipideos e suas funções/Ondient. Disponível em <
ondiet.com.br/os-lipideos-e-suas-funcoes/‎ .>Pesquisado e postado por Maria Das Dores de Carvalho. 05 de Junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário