terça-feira, 8 de outubro de 2013

EMBRIOLOGIA

Foto;Maria Das Dores de Carvaloho.Laboratório-Beberibe/Aula-Prática-(Histologia e Ebriologia Animal Comparada).Profa:Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley.
UECE-UAB-POLO/BEBERIBE.



Anexos Embrionários



Durante o seu desenvolvimento, o embrião origina estruturas que, de alguma forma, irão auxiliá-lo. São os anexos embrionários, que não farão parte do indivíduo adulto.
O vitelo do ovo é revestido por uma membrana que se origina da mesoderme e da endoderme. É o saco vitelínico, responsável pelo armazenamento de nutrientes. É o único anexo embrionário presente em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Os anexos embrionários no ovo de uma ave

Quando se abre um ovo de galinha, o que se observa, além do ovo propriamente dito, é uma casca de carbonato de cálcio, as membranas da casca, a bolha de ar e a clara (ou albúmen). A casca confere proteção mecânica, enquanto o albúmen também é utilizado na nutrição do embrião assim como o vitelo.
A maioria dos mamíferos (os ditos placentários) desenvolvem um órgão de trocas materno-fetal, a placenta. Separados por delgadas membranas, sem que haja mistura, circulam o sangue materno e o sangue do embrião. Por difusão, determinadas moléculas podem passar de um lado para outro. A placenta desempenha importante funções:












Fonte:


Em.
<www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1212‎>.
Pesquisado e postado por: Maria Das Dores de Carvalho.
08 de Outubro de 2013.As 05:09.
a) nutrição
b) trocas gasosas
c) excreção de resíduos, particularmente a uréia
d) fixação ao útero
e) imunização passiva, pela passagem de anticorpos maternos para o sangue fetal.
f) função endócrina , produzindo progesterona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário