quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade






Quinta –Feira

MARIA DAS DORES DE CARVALHO

Relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
                                                                                
                       A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.




Riscos e Benefícios da Biotecnologia ao Meio Ambiente

                      Entre os riscos para o médio ambiente destaca principalmente a polinização cruzada, nela o pólen dos cultivos geneticamente modificados se difunde a cultivos dos arredores que não foram geneticamente modificados. Isto poderia levar a uma maior resistência as herbicidas de plantas que prejudicam nossa colheita e nos custaria mais as eliminar e poderia inclusive transtornar o equilíbrio do ecossistema, por exemplo.


     Entre as principais vantagens da biotecnologia têm-se, sobretudo na agricultura.
           Melhoria do rendimento Mediante os OGM dando local a mais alimento por menos recursos, diminuindo as colheitas perdidas por doença, pragas ou fatores ambientais (granizos tormentas…). Um claro exemplo é o tomate transgênico, que com o gene de um peixe, este adquire uma característica que não tinha antes, sua resistência ao clima frio. Desta maneira cria-se um alimento maior e tem a capacidade de agüentar temperaturas frias. Graças à biotecnologia foi possível obter cultivos que se auto protegem em base à síntese de proteínas ou outras substâncias que têm caráter inseticida.  Este tipo de proteção contribui uma série de vantagens muito importantes para o agricultor, consumidores e médio ambiente:
Outra vantagem da biotecnologia é que pode ser começado a selecionar de maneira mais precisa as classes de cultivos que se querem. É por isso que, a ciência está bem perto de conseguir uma variedade de arroz com vitamina A. "Nos países em desenvolvimento há 120 milhões de meninos com deficiência de vitamina A, muitos deles morrem por causa disto".  O arroz deverá ser provado para descartar possíveis riscos de saúde e ambientais, mas as potenciais vantagens da vitamina A em um grão como a arroz são, seguramente, muito maiores que os possíveis riscos.






Biotecnologia e Sustentabilidade

                    As aplicações da biotecnologia, nas suas diferentes áreas de intervenção “podem contribuir para a promoção da eco-eficiência, no sector primário, na medida em que possibilitam o aumento da produtividade através do desenvolvimento de espécies vegetais resistentes a secas ou pragas e do melhoramento genético de raças animais” explica Ana Ferraz, também Coordenadora deste livro.

“Ao nível da indústria, podem contribuir otimizando e potenciando tecnologias inovadoras mediante a aplicação de processos de conversão biológicos que contribuam, não só para a redução do consumo de matérias-primas e energia, mas também para a valorização de subprodutos” revelou ainda Ana Ferraz.

Segundo a Docente, “a biotecnologia permite, por outro lado ainda, a utilização de bioindicadores para monitorizarão e avaliação da qualidade do ambiente e a implementação de sistemas biológicos para proteção e requalificação de ecossistemas, através da valorização e tratamento de resíduos e efluentes e da biorremediação de solos e meios hídricos contaminados”.

Escrito por docentes e investigadores nas várias áreas de intervenção da biotecnologia, este livro pretende ser um referencial para todos aqueles que pretendam contribuir para o desenvolvimento sustentável das Organizações, potenciando processos de produção sustentáveis, baseados em aplicações biotecnológicas que visem direta ou indiretamente, a otimização dos processos, a utilização responsável dos recursos naturais e a valorização e tratamento de resíduos e efluentes, como forma de assegurar a preservação do Ambiente.






REFERÊNCIAS.



Biotecnologia - InfoEscola. Disponível em







Nenhum comentário:

Postar um comentário